segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

revista V!RUS

O número 05 da revista V!RUS propõe como tema a revisitação de conceitos relacionados ao habitar, compreendendo o cotidiano urbano e os lugares nos quais ele se desenvolve. Tais conceitos foram o ponto de partida da criação do Nomads.usp, cujo nome era, em sua formulação inicial, Núcleo de Estudos sobre Habitação e Modos de Vida. Ao longo de seus dez anos de existência, o núcleo foi ampliando e complexizando seus estudos sobre essa relação entre espaços e comportamentos, passando a incluir processos de comunicação, que têm o potencial de tornar híbridos os espaços físicos da habitação e da cidade.

O tema "lugares do habitar: revisited" expressa um tripé no qual apoiamos a reflexão proposta. Por um lado, a noção de lugar envolve espacialidades físicas, híbridas e virtuais vinculadas ao desenrolar da vida cotidiana das pessoas. Por outro, o verbo habitar utilizado como substantivo permite abranger o caráter de imprevisibilidade e não-determinismo, de diversidade e mobilidade, que reveste os atos humanos. Por fim, revisitar esses conceitos significa lançar sobre eles um olhar agora re-orientado por posturas teóricas que foram se tornando importantes no Nomads.usp ao longo dos anos: o pensamento complexo, a teoria cibernética de segunda ordem, os estudos sobre experiência, por exemplo.

O foco da edição é absolutamente contemporâneo, procurando examinar, na atualidade, posturas, reflexões, críticas, registros e proposições relacionados com as atuais concepções de lugares do habitar, no Brasil e no mundo. Busca-se, assim, construir uma visão sobre produtos de ações públicas, privadas ou mistas, em todas as suas formas de produção e uso, inseridos em contexto urbano.

São bem-vindas contribuições que ofereçam explorações da temática central, como aportes advindos das ciências sociais, das artes, da música, da filosofia, dos estudos populacionais, do direito, das ciências médicas, das políticas públicas, dos estudos sobre sustentabilidade sócio-ambiental, sobre domótica e a automação do cotidiano, sobre a qualidade dos produtos imobiliários nas grandes cidades, além das abordagens próprias à arquitetura, ao urbanismo e ao design.

Visando aprofundar a exploração desse assunto, preferimos excluir dessa chamada os processos de projeto, suas linguagens, métodos, meios e ferramentas, os estudos de cunho histórico que abordem períodos passados sem conexão direta com realidades atuais, e os estudos sobre espacialidades e vivências existentes unicamente em ambientes digitais.

Além de textos e imagens fixas, são bem-vindos peças musicais e depoimentos em arquivos de áudio, projetos de arquitetura, urbanismo e design e a reflexão crítica sobre sua concepção, vídeos e filmes curtos, apresentações de slides, animações, entrevistas, considerando o interesse do Nomads.usp em explorar as possibilidades de uso de meios digitais para divulgação científica.

As contribuições serão recebidas através do site da revista até o dia 28 de fevereiro de 2011, segundo as diretrizes para autores, disponíveis em www.nomads.usp.br/virus/submissao_submission.php.