terça-feira, 5 de maio de 2009

Palestra 6 de maio de 2009, 14h, no TIDD

TIDD - Programa de estudos pós-graduados, Mestrado stricto sensu, em Tecnologias da Inteligência e Design da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

PALESTRA PROF. DR. ROGÉRIO DE ALMEIDA (FEUSP)

Título: A Estruturação Antropológica do Imaginário e seus desdobramentos na organização do real

Resumo:
A palestra apresenta os conceitos principais da obra "As Estruturas Antropológicas do Imaginário", de Gilbert Durand, explicando a teoria que serve de base para os estudos do Imaginário, bem como as estruturas heróica, mística e dramática, das quais se derivam os processos de formação e relação das imagens. A partir da explanação da teoria, serão discutidos seus desdobramentos para a organização do real.

Rogério de Almeida é Professor Doutor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (EDA), linha temática Cultura, Organização e Educação. Graduado em Letras (1997) e doutor em Educação (2005), ambos pela Universidade de São Paulo. Seu doutorado teve como título “O Imaginário de Fernando Pessoa: da educação cindida à educação sentida”. É pesquisador do CICE - Centro de Estudos do Imaginário, Cultura e Educação e do Lab_Arte - Laboratório Experimental de Arte-Educação & Cultura, liderado pelo Prof. Dr. Marcos Ferreira Santos. É autor, entre outros de: ALMEIDA, Rogério de (Org.) . Metamorfopsia da Educação: hiatos de uma aprendizagem real. 1. ed. São Paulo: Zouk, 2002. v. 1. 148 p.

Data: 6 de maio de 2009, 14h.
Local: R. Caio Prado, 102, sala 32, campus Consolação da PUC-SP.

Nenhum comentário: