O Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa publica uma revista semestral, com peer-review, intitulada Comunicação & Cultura.
O nº 14 da Revista Comunicação & Cultura será dedicado ao tema “Media e Crime”.
Segue, abaixo, o Call for Papers para submissão de artigos
REVISTA COMUNICAÇÃO & CULTURA
Tema: Media e Crime(s)
Coordenação: José Manuel Paquete de Oliveira e Verónica Policarpo
Número: 14 (Outono – Inverno 2012)
Data-limite para a recepção de originais: 30 de Abril de 2012
Em relação aos media, é comum dizer-se que «o crime vende», «o crime faz audiências». Por outro lado, não obstante a generalização que muitas vezes se estabelece da existência de um nexo causal entre media, (sobretudo pelo modo especulativo no tratamento das notícias), e a propagação do crime, raramente os estudos e a investigação científica conseguem provar esta correlação. Porém, uma constatação pode ser verificável: sempre que aumenta o crime violento, as notícias sobre estes actos enchem as páginas de muitos jornais e telejornais. Constrói-se assim uma segunda realidade sobre o fenómeno social da violência, nas suas múltiplas expressões, desde os actos de violência doméstica especialmente sobre mulheres e crianças, às práticas de roubo e vandalismo com marcas de crescente ferocidade. Nem tão pouco a máxima corrente entre a opinião pública portuguesa de que «Portugal é um país de brandos costumes» tem suavizado a dimensão deste fenómeno global. Acresce ainda que a prolongada e crescentemente agravada situação de crise económica, financeira e social, vivida quer a uma escala nacional, quer internacional, torna a consideração deste assunto mais palpitante.
Atenta e interessada à reflexão, estudo e investigação científica sobre as problemáticas que tangem a sociedade actual, e mais concretamente a sociedade portuguesa, na correlação específica ou derivada do campo dos media, Comunicação & Cultura vai dedicar um dos seus próximos números a este tema.
Aceitam-se artigos sobre os seguintes tópicos, entre outros:
A mediatização do crime e a percepção das pessoas face à sociedade em que vivem.
Crise, Media e Crime. Em que medida o modo de tratamento das notícias sobre a crise financeira e económica influencia o aumento dos comportamentos desviantes?
Liberdade de informação e o respeito pelo direito à vida privada dos cidadãos.
A revelação mediática de «segredos de justiça» face à garantia da aplicação da Justiça através dos Tribunais.
A representação social do crime através dos media.
Os media fautores de sentimentos de medo entre a população.
A mediatização do crime dinamizadora de prevenção cívica e social.
Imagens e contra-imagens da Justiça através dos media.
Imagens e contra-imagens das Polícias através dos media.
As crianças como sujeitos e objectos de crime nas notícias.
Maus tratos e crimes de violência doméstica nos media.
O tratamento noticioso do crime como estratégia comercial face a concorrência entre os diferentes media.
O crime informático em difusão nas redes sociais e no mundo digital.
Apresentação de artigos:
• Todos os artigos correspondendo às exigências e padrões de Comunicação & Cultura são submetidos a double blind peer review.
• Os artigos devem ter espaçamento de 1,5 em todo o texto e não exceder o limite de 40.000 caracteres, incluindo notas e bibliografia, um resumo de 100-150 palavras e seis palavras-chave.
• Por favor envie o artigo como anexo a uma mensagem electrónica para comunicultura@fch.lisboa.ucp.pt, juntando uma folha, separada do texto, com identificação, endereços postal e electrónico e com números de telefone.
Nenhum comentário:
Postar um comentário