sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

REVISTA COMUNICAÇÃO & CULTURA

O Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa publica uma revista semestral, com peer-review, intitulada Comunicação & Cultura.

O nº 14 da Revista Comunicação & Cultura será dedicado ao tema “Media e Crime”.

Segue, abaixo, o Call for Papers para submissão de artigos

REVISTA COMUNICAÇÃO & CULTURA

Tema: Media e Crime(s)

Coordenação: José Manuel Paquete de Oliveira e Verónica Policarpo

Número: 14 (Outono – Inverno 2012)

Data-limite para a recepção de originais: 30 de Abril de 2012

Em relação aos media, é comum dizer-se que «o crime vende», «o crime faz audiências». Por outro lado, não obstante a generalização que muitas vezes se estabelece da existência de um nexo causal entre media, (sobretudo pelo modo especulativo no tratamento das notícias), e a propagação do crime, raramente os estudos e a investigação científica conseguem provar esta correlação. Porém, uma constatação pode ser verificável: sempre que aumenta o crime violento, as notícias sobre estes actos enchem as páginas de muitos jornais e telejornais. Constrói-se assim uma segunda realidade sobre o fenómeno social da violência, nas suas múltiplas expressões, desde os actos de violência doméstica especialmente sobre mulheres e crianças, às práticas de roubo e vandalismo com marcas de crescente ferocidade. Nem tão pouco a máxima corrente entre a opinião pública portuguesa de que «Portugal é um país de brandos costumes» tem suavizado a dimensão deste fenómeno global. Acresce ainda que a prolongada e crescentemente agravada situação de crise económica, financeira e social, vivida quer a uma escala nacional, quer internacional, torna a consideração deste assunto mais palpitante.

Atenta e interessada à reflexão, estudo e investigação científica sobre as problemáticas que tangem a sociedade actual, e mais concretamente a sociedade portuguesa, na correlação específica ou derivada do campo dos media, Comunicação & Cultura vai dedicar um dos seus próximos números a este tema.

Aceitam-se artigos sobre os seguintes tópicos, entre outros:

 A mediatização do crime e a percepção das pessoas face à sociedade em que vivem.

 Crise, Media e Crime. Em que medida o modo de tratamento das notícias sobre a crise financeira e económica influencia o aumento dos comportamentos desviantes?

 Liberdade de informação e o respeito pelo direito à vida privada dos cidadãos.

 A revelação mediática de «segredos de justiça» face à garantia da aplicação da Justiça através dos Tribunais.

 A representação social do crime através dos media.

 Os media fautores de sentimentos de medo entre a população.

 A mediatização do crime dinamizadora de prevenção cívica e social.

 Imagens e contra-imagens da Justiça através dos media.

 Imagens e contra-imagens das Polícias através dos media.

 As crianças como sujeitos e objectos de crime nas notícias.

 Maus tratos e crimes de violência doméstica nos media.

 O tratamento noticioso do crime como estratégia comercial face a concorrência entre os diferentes media.

 O crime informático em difusão nas redes sociais e no mundo digital.

Apresentação de artigos:

• Todos os artigos correspondendo às exigências e padrões de Comunicação & Cultura são submetidos a double blind peer review.

• Os artigos devem ter espaçamento de 1,5 em todo o texto e não exceder o limite de 40.000 caracteres, incluindo notas e bibliografia, um resumo de 100-150 palavras e seis palavras-chave.

• Por favor envie o artigo como anexo a uma mensagem electrónica para comunicultura@fch.lisboa.ucp.pt, juntando uma folha, separada do texto, com identificação, endereços postal e electrónico e com números de telefone.

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