segunda-feira, 16 de abril de 2012

Revista Eco-Pós

http://www.pos.eco.ufrj.br/ojs-2.2.2/index.php?journal=revista

Mundo Imagem: Fotografia e Experiência
Este número da Revista Eco-Pós explora como a fotografia permeia nossa vivência contemporânea. Enfocando uma variedade de práticas fotográficas contemporâneas e o uso de diversos dispositivos visuais, queremos discutir as relações entre: fotografia e experiência subjetiva; fotografia e práticas políticas; fotografia e vigilância; fotografia e memória.
Data final para submissão de artigos: 30 de abril de 2012

Massas, Multidões e Mídias
Enfocando produções culturais modernistas e contemporâneas, neste número da revista Eco-Pós queremos analisar as representações da massa e da multidão nos meios de comunicação, pensamento social e produções artísticas. Destacamos, neste sentido, as seguintes temáticas: a relevância da multidão urbana na fotografia pública e na propaganda política modernista; as noções ambivalentes sobre as massas entrevistas como consumidores domesticados ou como potência revolucionária; as novas acepções sobre as multidões e as práticas sociais das culturas digitais.
Data final para submissão de artigos: 01 de junho de 2012

Imaginando o real: novos realismos
Bonecos hiper-reais; obras de arte imersivas; narrativas autobiográficas; ficções audiovisuais que se vestem de documentais; documentários que se querem amadores; vídeos caseiros na televisão; imagens de vigilância nos espaços de arte. O moderno e naturalizado regime estético do realismo, hoje, atravessa as fronteiras das mídias e torna-se um pilar importante para se entender como o nosso mundo hiper-mediatizado imagina a realidade que o cerca e desloca o próprio estatuto da experiência real.
Experiência estética, ética pedagógica e proposições morais se imbricam de forma privilegiada nos inúmeros novos realismos, no cinema, nos jogos interativos, na fotografia, no romance, no teatro, nas galerias de arte e na mídia de massa. Esta edição da Revista Eco-Pós quer abordar essas novas apropriações do real, na emergência de um re-atualizado imaginário realista que dá visibilidade a uma realidade que se molda, em larga medida, a partir dos registros estéticos que dela se produz.
Data final para submissão de artigos: 30 de setembro de 2012

Nenhum comentário: