quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Josep Català :: Palestra PUC

O Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero convidam para a Conferência:  

RETÓRICA E TECNOLOGIA: Hermenêutica do movimento

Josep Català (Universitat Autònoma de Barcelona)

Local: PUC-SP, Campus Monte Alegre, Prédio Bandeira de Mello

Auditório: 117-A (1. andar)

Dia: 24 de agosto de 2012

Horário: das 17h às 20h30

Realização: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Parceria interinstitucional: Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero / Grupo de Pesquisa “Comunicação e Cultura Visual” da mesma instituição

Organização: Coordenação do Programa | Eugênio Trivinho e Lucrécia D’Alessio Ferrara

Modo e local de inscrição: via e-mail, telefone ou presencialmente | Secretaria do Programa, com Cida Bueno (cos@pucsp.br; 011 3670-8146)

Período de inscrições: 22 e 23 de junho de 2012
-----------------------------

CATALÀ é um dos mais importantes pesquisadores de imagem no contexto universitário europeu. É catedrático de Comunicação Audiovisual da Faculdad de Ciencias de la Comunicación da Universidad Autònoma de Barcelona, instituição pública de ponta em estudos da comunicação. Fotografia, cinema, vídeo, internet e interfaces são trabalhados em seus livros, artigos e cursos. Seu livro "La imagen compleja: la fenomenología de las imágenes en la era de la cultura visual" (Bellaterra: Universidad Autònoma de Barcelona; Servei de Publicacions, 2005), resultante de extensa e aprofundada pesquisa, formula o conceito de "imagem complexa", que aborda a imagem como cogestora do conhecimento. O conceito permite excelentes aplicações à análise das visualidades contemporâneas.

Entre suas obras, contam-se "Elogio de la paranoia" (San Sebastián: Kutxa, 1997), "La puesta en imágenes" (Barcelona: Paidós, 2001), "Pasión y conocimiento: el nuevo realismo melodramatico" (Madrid: Cátedra, 2009) e "A forma do real: introdução aos estudos visuais", lançado no Brasil pela Summus, em 2011.


Nenhum comentário: