FAT 4.0 - Festival de Arte e Tecnologia 4.0
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Centro de Ciências Humanas e Sociais
24 a 28 de setembro de 2012
Organização:
Grupo de Estudos em Estética e
Linguagem na Arte e no Design (UFMS-CNPq)
Núcleo de Estudos Experimentais em
Arte e Tecnologia (CCHS-UFMS)
Resumo FAT Lucia Leao :: Conferencista Convidada
Labirintos do tempo: a imagem-cristal e os processos de criação transdisciplinares
Lucia Leão[1]
Resumo
Como
pensar os processos de criação em arte e tecnologia? Como compreender a
natureza de procedimentos que avançam rumo a um tipo de criação
transdisciplinar? As poéticas que atravessam campos díspares como a arte, a ciência
e a tecnologia são, em suas dinâmicas, processos que exigem um entrecruzamento
de saberes (Leão, 2011). No entanto, muitos dos trabalhos criados operam
segundo lógicas da interdisciplinaridade e agregam colaboradores que atuam de
acordo com suas competências particulares. Pensar uma criação transdisciplinar
implica compreender a necessidade de um pensamento complexo organizador que não
apenas relacione saberes, mas que opere na constituição de uma rede em
sinergia. Nesse cenário, o artista se torna o também engenheiro, o programador
de software, incorporando lógicas desses campos do saber. Da mesma forma, o
engenheiro e o programador, em movimentos de um devir-artista, se abrem para
investigações estéticas. Na presente conferência, procuramos aproximar a
concepção de imagem-cristal desenvolvida por Deleuze com objetivo de refletir
sobre a criação transdisciplinar. Nosso ponto de partida é o conceito de imagem
que Gilbert Durand desenvolve na obra ‘A imaginação simbólica’. Para ele, as
imagens são como sementes que fazem “criar aquilo que vemos” (Durand 1988, p.
68). Nesse sentido, como a imagem-cristal de Deleuze pode nos auxiliar na
reflexão acerca da criação transdisciplinar? Compreendida a partir da imagem do
tempo em Bergson, a imagem-cristal evoca labirintos. No cristal, passado e
presente, atual e virtual são imagens que desvelam circuitos de contínua
mutabilidade.
Palavras-chaves: Processos de Criação nas Mídias; Arte e tecnologia; Imagem e Imaginário; Visualização de dados.
[1] Lucia Leão é professora do Programa
de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica
de São Paulo. É autora de vários livros, entre eles: O labirinto da hipermídia
e O chip e o caleidoscópio. É Pós Doutora em Artes pela UNICAMP e Doutora em
Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. lucleao@pucsp.br.
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