Disciplina – Seminário de Pesquisa da Linha II – Turma A
Professor: Profª. Drª. Lucia Leão (cód. 7253)
Área de Concentração: Signo e Significação nas Mídias.
Linha de Pesquisa II: Processos de Criação nas Mídias.
Horário: 5ª feira, das 16h às 19h.
Semestre: 1º semestre 2013
Créditos: 03 créditos
Carga horária: 225 horas
Ementa:
Conceitos de ciência, teoria e
pesquisa. O papel da teoria e da pesquisa no desenvolvimento da ciência.
A inserção da comunicação como área de conhecimento. Seu caráter inter e
transdisciplinar e suas interfaces e complementaridades com ciências
afins. As distinções entre epistemologia, lógica e metodologia. Tipos de
raciocínios e os métodos deles derivados. O método da ciência. O papel
dos procedimentos, técnicas e instrumentos na metodologia. Tipos de
métodos e tipos de pesquisa em comunicação. Passos para a elaboração de
projetos de pesquisa para o desenvolvimento da pesquisa.
A disciplina tem por objetivos instrumentalizar o aluno na elaboração de
seu projeto de pesquisa; estimular leituras críticas de textos de
fundamentação teórica e promover reflexões em grupo. O programa é
composto por três módulos de discussão: características e conceitos
fundamentais da pesquisa no campo da comunicação; aspectos críticos e
criativos da pesquisa em comunicação digital; processos e criação em
redes.
O quadro teórico-epistemológico de referência envolve pensadores do
campo da comunicação, teoria e arqueologia das mídias e cultura digital.
Em termos metodológicos, o curso é composto por aulas, discussões em
grupo e seminários, de dois tipos: resenhas das principais referências
bibliográficas e apresentação de etapas do processo de pesquisa dos
alunos. Ao final do curso, os alunos apresentarão publicamente a versão
final dos projetos. A avaliação é processual e composta por: seminários,
leituras, participação nas discussões em sala de aula e nas redes
online; redação final e apresentação do projeto.
Bibliografia básica:
HUHTAMO, Erkki e PARIKKA, Jussi (2011). Media
archaeology: approaches, applications and implications. Berkeley:
University of California Press.
GITELMAN, L. (2006). Always already new: media, history and the data of culture. Cambridge, Mass: MIT Press.
KITTLER, F. A. (2010). Optical media: Berlin lectures 1999. Cambridge, UK: Polity.
LEÃO, L. (2002). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Ed. SENAC.
ZIELINSKI, S., e LINK, D. (2006). Variantology 2:
on deep time relations of arts, sciences and technologies. Köln:
Buchhandlung Walther König.
Bibliografia Adicional:
DELEUZE, G. e F. Guattari (1995). Mil platôs - Capitalismo e esquizofrenia, vol.1. Rio de Janeiro: Editora 34.
GALLOWAY, A. R., & THACKER, E. (2007). The exploit: a theory of networks. Minneapolis: University of Minnesota Press.
FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana (2011). Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina.
LATOUR, Bruno (2005). Reassembling the social: An
introduction to actor-network-theory. Oxford, UK: Oxford University
Press, 2005.
MORIN, E. (1998). O Método 4. As idéias. Porto Alegre: Ed. Sulina.
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