PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
FACULDADE DE FILOSOFIA, COMUNICAÇÃO, LETRAS E ARTES
FAFICLA
PROGRAMA DE ENSINO
Curso:
Comunicação e Multimeios Depto.:
Ciência da Computação
Disciplina:
LINGUAGENS IMAGÉTICAS I: VÍDEO E TV Cred.:
02
Professor: Lucia Leão Horas/Aula: 71
Sem/Ano: 1º/2018 Turno:
Vespertino
I. Ementa
Introdução à Estética e Teoria das mídias audiovisuais.
Panorama histórico do audiovisual. Transformações do audiovisual no contexto da
cultura digital e da convergência das mídias. Elementos e métodos de análise do
audiovisual. Tendências na linguagem audiovisual: (1) documentário; (2)
estética DIY – faça você mesmo; (3) seriados. Processos de criação audiovisual:
(1) dispositivos móveis; (2) remediação, multi-screens e multiplataformas; (3)
remediação e remix.
II. OBJETIVOS
1. Apresentar
uma introdução à Estética e Teoria das mídias audiovisuais.
2. Estudar o
panorama histórico do audiovisual.
3. Pesquisar a
respeito das transformações do audiovisual no contexto da cultura digital e da
convergência das mídias.
4. Discutir
conceitos fundamentais e métodos de análise do audiovisual.
5. Analisar
projetos em linguagem audiovisual: (1) documentário; (2) estética DIY – faça
você mesmo; (3) seriados.
6. Realizar
exercícios de processos de criação audiovisual: (1) dispositivos móveis; (2)
remediação, multi-screens e multiplataformas; (3) remediação e remix.
7. Realizar
exercícios integrados com as disciplinas de História da Arte e Manipulação da
Imagem.
8. Desenvolver
um projeto de vídeo-ensaio
III. CONTEÚDO
- Introdução
à Estética e Teoria das mídias audiovisuais.
- Panorama
histórico do audiovisual.
- Cinema,
televisão, vídeo, transmedia, screen.
- Transformações
do audiovisual no contexto da cultura digital e da convergência das mídias.
- Elementos e
métodos de análise do audiovisual.
- Enquadramento,
luz e composição
- Montagem,
edição e pós produção
- Perspectivas
da linguagem audiovisual: (1) documentário; (2) estética DIY – faça você mesmo;
(3) seriados.
- Processos
de criação audiovisual 1: dispositivos móveis (vídeo e celular)
- Processos
de criação audiovisual 2: remediação e multiplataformas (filme, internet e TV)
- Processos
de criação audiovisual 3: poéticas do arquivo e remix
- Desenvolvimento
de projeto de vídeo ensaio
IV- METODOLOGIA
Aulas expositivas, análise de produtos audiovisuais e
exercícios práticos. Discussão em classe de leituras de textos recomendados.
Seminário. Realização de um ensaio em vídeo.
V- AVALIAÇÃO
1. Exercícios
em audiovisual: (individual 30%)
a. Ex.1:
Estética DIY: Autorretrato
b. Ex.2:
Relações artes e audiovisual (trabalho integrado com a disciplina História da
Arte)
c. Ex.3:
Estética do Remix/arquivo (trabalho integrado com a disciplina Manipulação da
Imagem)
2. Seminário:
texto do seminário, apresentação multimídia e comunicação verbal (em grupo 20%)
3. Vídeo
ensaio: (individual 30%)
4. Diversos: Relatório,
frequência, participação em aula, exercícios em classe e outros (individual 20%)
VI- BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
BELLOUR, Raymond. Entre-imagens. Campinas: Papirus, 1997.
EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Zahar,
2002.
LEÃO, Lucia (org.). Processos do Imaginário. São Paulo:
Képos, 2016.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph,
2009.
JOST, François. Do que as séries americanas são sintoma.
Porto Alegre: Sulina, 2012.
VII- BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
EISENSTEIN, Sergei. O sentido do filme. Rio de Janeiro,
Jorge Zahar Editor, 1990.
LEÃO, Lucia. A estética do labirinto. São Paulo: Ed.
Anhembi, 2002.
MACHADO, Arlindo. Pré-Cinema & Pós-Cinema. Campinas:
Papirus, 1997.
MANOVICH, Lev. Novas mídias como tecnologia e ideia: dez
definições. In: Lucia Leão (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as
novas mídias. São Paulo: Editora SENAC, 2005.
MICHAUD, Philippe-Alain. Filme: por uma teoria expandida do
cinema. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário