quarta-feira, 14 de março de 2018

Ementa Multimeios 1_2018


           
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
FACULDADE DE FILOSOFIA, COMUNICAÇÃO, LETRAS E ARTES
FAFICLA


PROGRAMA DE ENSINO

Curso: Comunicação e Multimeios    Depto.: Ciência da Computação
Disciplina: LINGUAGENS IMAGÉTICAS I: VÍDEO E TV Cred.: 02
Professor: Lucia Leão        Horas/Aula: 71
Sem/Ano: 1º/2018   Turno: Vespertino

I. Ementa

Introdução à Estética e Teoria das mídias audiovisuais. Panorama histórico do audiovisual. Transformações do audiovisual no contexto da cultura digital e da convergência das mídias. Elementos e métodos de análise do audiovisual. Tendências na linguagem audiovisual: (1) documentário; (2) estética DIY – faça você mesmo; (3) seriados. Processos de criação audiovisual: (1) dispositivos móveis; (2) remediação, multi-screens e multiplataformas; (3) remediação e remix.


II. OBJETIVOS

1.         Apresentar uma introdução à Estética e Teoria das mídias audiovisuais.
2.         Estudar o panorama histórico do audiovisual.
3.         Pesquisar a respeito das transformações do audiovisual no contexto da cultura digital e da convergência das mídias.
4.         Discutir conceitos fundamentais e métodos de análise do audiovisual.
5.         Analisar projetos em linguagem audiovisual: (1) documentário; (2) estética DIY – faça você mesmo; (3) seriados.
6.         Realizar exercícios de processos de criação audiovisual: (1) dispositivos móveis; (2) remediação, multi-screens e multiplataformas; (3) remediação e remix.
7.         Realizar exercícios integrados com as disciplinas de História da Arte e Manipulação da Imagem.
8.         Desenvolver um projeto de vídeo-ensaio


III. CONTEÚDO

-           Introdução à Estética e Teoria das mídias audiovisuais.
-           Panorama histórico do audiovisual.
-           Cinema, televisão, vídeo, transmedia, screen.
-           Transformações do audiovisual no contexto da cultura digital e da convergência das mídias.
-           Elementos e métodos de análise do audiovisual.
-           Enquadramento, luz e composição
-           Montagem, edição e pós produção
-           Perspectivas da linguagem audiovisual: (1) documentário; (2) estética DIY – faça você mesmo; (3) seriados.
-           Processos de criação audiovisual 1: dispositivos móveis (vídeo e celular)
-           Processos de criação audiovisual 2: remediação e multiplataformas (filme, internet e TV)
-           Processos de criação audiovisual 3: poéticas do arquivo e remix
-           Desenvolvimento de projeto de vídeo ensaio

IV- METODOLOGIA

Aulas expositivas, análise de produtos audiovisuais e exercícios práticos. Discussão em classe de leituras de textos recomendados. Seminário. Realização de um ensaio em vídeo.

V- AVALIAÇÃO

1.         Exercícios em audiovisual: (individual 30%)
a.         Ex.1: Estética DIY: Autorretrato
b.         Ex.2: Relações artes e audiovisual (trabalho integrado com a disciplina História da Arte)
c.          Ex.3: Estética do Remix/arquivo (trabalho integrado com a disciplina Manipulação da Imagem)
2.         Seminário: texto do seminário, apresentação multimídia e comunicação verbal (em grupo 20%)
3.         Vídeo ensaio: (individual 30%)
4.         Diversos: Relatório, frequência, participação em aula, exercícios em classe e outros (individual 20%)

VI- BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BELLOUR, Raymond. Entre-imagens. Campinas: Papirus, 1997.
EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
LEÃO, Lucia (org.). Processos do Imaginário. São Paulo: Képos, 2016.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
JOST, François. Do que as séries americanas são sintoma. Porto Alegre: Sulina, 2012.

VII- BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

EISENSTEIN, Sergei. O sentido do filme. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1990.
LEÃO, Lucia. A estética do labirinto. São Paulo: Ed. Anhembi, 2002.
MACHADO, Arlindo. Pré-Cinema & Pós-Cinema. Campinas: Papirus, 1997.
MANOVICH, Lev. Novas mídias como tecnologia e ideia: dez definições. In: Lucia Leão (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora SENAC, 2005.
MICHAUD, Philippe-Alain. Filme: por uma teoria expandida do cinema. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.


Nenhum comentário: