PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
FACULDADE DE FILOSOFIA, COMUNICAÇÃO, LETRAS E ARTES
FAFICLA
PROGRAMA DE ENSINO
Curso:
Comunicação e Multimeios    Depto.:
Ciência da Computação
Disciplina:
LINGUAGENS IMAGÉTICAS I: VÍDEO E TV Cred.:
02
Professor: Lucia Leão        Horas/Aula: 71
Sem/Ano: 1º/2018   Turno:
Vespertino
I. Ementa
Introdução à Estética e Teoria das mídias audiovisuais.
Panorama histórico do audiovisual. Transformações do audiovisual no contexto da
cultura digital e da convergência das mídias. Elementos e métodos de análise do
audiovisual. Tendências na linguagem audiovisual: (1) documentário; (2)
estética DIY – faça você mesmo; (3) seriados. Processos de criação audiovisual:
(1) dispositivos móveis; (2) remediação, multi-screens e multiplataformas; (3)
remediação e remix. 
II. OBJETIVOS
1.         Apresentar
uma introdução à Estética e Teoria das mídias audiovisuais. 
2.         Estudar o
panorama histórico do audiovisual. 
3.         Pesquisar a
respeito das transformações do audiovisual no contexto da cultura digital e da
convergência das mídias. 
4.         Discutir
conceitos fundamentais e métodos de análise do audiovisual. 
5.         Analisar
projetos em linguagem audiovisual: (1) documentário; (2) estética DIY – faça
você mesmo; (3) seriados.
6.         Realizar
exercícios de processos de criação audiovisual: (1) dispositivos móveis; (2)
remediação, multi-screens e multiplataformas; (3) remediação e remix. 
7.         Realizar
exercícios integrados com as disciplinas de História da Arte e Manipulação da
Imagem.
8.         Desenvolver
um projeto de vídeo-ensaio
III. CONTEÚDO
-           Introdução
à Estética e Teoria das mídias audiovisuais. 
-           Panorama
histórico do audiovisual. 
-           Cinema,
televisão, vídeo, transmedia, screen.
-           Transformações
do audiovisual no contexto da cultura digital e da convergência das mídias. 
-           Elementos e
métodos de análise do audiovisual. 
-           Enquadramento,
luz e composição
-           Montagem,
edição e pós produção
-           Perspectivas
da linguagem audiovisual: (1) documentário; (2) estética DIY – faça você mesmo;
(3) seriados. 
-           Processos
de criação audiovisual 1: dispositivos móveis (vídeo e celular)
-           Processos
de criação audiovisual 2: remediação e multiplataformas (filme, internet e TV)
-           Processos
de criação audiovisual 3: poéticas do arquivo e remix
-           Desenvolvimento
de projeto de vídeo ensaio
IV- METODOLOGIA 
Aulas expositivas, análise de produtos audiovisuais e
exercícios práticos. Discussão em classe de leituras de textos recomendados.
Seminário. Realização de um ensaio em vídeo.
V- AVALIAÇÃO
1.         Exercícios
em audiovisual: (individual 30%)
a.         Ex.1:
Estética DIY: Autorretrato
b.         Ex.2:
Relações artes e audiovisual (trabalho integrado com a disciplina História da
Arte)
c.          Ex.3:
Estética do Remix/arquivo (trabalho integrado com a disciplina Manipulação da
Imagem)
2.         Seminário:
texto do seminário, apresentação multimídia e comunicação verbal (em grupo 20%)
3.         Vídeo
ensaio: (individual 30%)
4.         Diversos: Relatório,
frequência, participação em aula, exercícios em classe e outros (individual 20%)
VI- BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
BELLOUR, Raymond. Entre-imagens. Campinas: Papirus, 1997.
EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Zahar,
2002. 
LEÃO, Lucia (org.). Processos do Imaginário. São Paulo:
Képos, 2016.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph,
2009.
JOST, François. Do que as séries americanas são sintoma.
Porto Alegre: Sulina, 2012.
VII- BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
EISENSTEIN, Sergei. O sentido do filme. Rio de Janeiro,
Jorge Zahar Editor, 1990.
LEÃO, Lucia. A estética do labirinto. São Paulo: Ed.
Anhembi, 2002.
MACHADO, Arlindo. Pré-Cinema & Pós-Cinema. Campinas:
Papirus, 1997.
MANOVICH, Lev. Novas mídias como tecnologia e ideia: dez
definições. In: Lucia Leão (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as
novas mídias. São Paulo: Editora SENAC, 2005.
MICHAUD, Philippe-Alain. Filme: por uma teoria expandida do
cinema. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
 
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