segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Da colagem ao remix



PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, COMUNICAÇÃO, LETRAS E ARTE CURSO DE COMUNICAÇÃO E MULTIMEIOS





DISCIPLINA FLEXÍVEL





Disciplina: Processos de criação em diferentes mídias: da colagem ao remix

Professor: Lucia Leão
           

Créditos: 03


           

Horas/Aula: 51 horas



EMENTA:


A proposta da oficina é estimular reflexões e processos de criativos a partir da perspectiva de conceitos como colagem, remix, sampleamento e mash-ups.

O conteúdo inclui: imaginário e mitos nos processos criativos; a migração das narrativas nas diferentes mídias; o conceito de pesquisa como criação; as diferentes fases que compõem os processos criativos; metodologias de criação e desenvolvimento nas mídias. Os objetivos gerais da disciplina são fundamentar o aluno na reflexão e produção criativa em diferentes mídias (orais, impressas, audiovisuais etc.). O método de trabalho da disciplina é composto por aulas expositivas, discussão de textos e seminários sobre processos criativos e desenvolvimento de trabalho criativo nas passagens intersemióticas. A avaliação será processual e compreenderá: atividades em aula, participação em discussões, leituras, exercícios, frequência e pontualidade, apresentação de seminário e trabalho criativo.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA:


LEÃO, Lucia. A arte do remix: uma anarqueologia dos processos de criação em mídias digitais. RUMORES (USP), v. 10, p. 3, 2016. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/120924>. Acesso em: 22/2/2018.

MANOVICH, L. What comes after Remix? Disponível em: <http://manovich.net/>. Acesso em: 22/2/2018.

MILLER, P. (org.). Sound unbound: Sampling Digital Music and Culture. Cambridge, MA: The MIT Press, 2008.

NAVAS, E. et al. (org.). The Routledge Companion to Remix Studies. Londres: Routledge, 2014.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:


CAMPANELLI, Vito; BARDO, Francesco; HEBER, Nicole. Web aesthetics: how digital media affect culture and society. Rotterdam: NAi Publishers, 2010.

ERNST, M. Qual é o mecanismo da colagem? In: Chipp, H. B. (Org.). Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

LEÃO, L. (org.) Processos do Imaginário. São Paulo: Képos, 2016.

LESSIG, L. Remix: Making Art and Commerce Thrive in the Hybrid Economy. Nova York: The Penguin Press, 2008.

MILLER, P. Rhythm Science. Cambridge, MA: The MIT Press, 2004.




-->

Nenhum comentário: